Por que as Vilãs da Disney parecem muito com pessoas normais?
"Afinal, a Disney distorce ou não a realidade?
Todo mundo já viu alguma animação da Disney pelo menos uma vez na vida, independente se for um longa ou curta metragem. No entanto, o que muitos não percebem são as "preferências" que os criadores deixam estampadas em cada animação.
Quando falamos de princesas de contos de fada, logo pensamos em uma bela mulher branca com longos cabelos lisos e impecáveis, que mora em um belo castelo e é rodeada de servos que realizam todos os seus caprichos. E quando pensamos em um vilão, imaginamos aquela criatura disforme, feia, com verrugas, espinhas e dentes tortos, ou então uma pessoa invejosa pela beleza estonteante da princesa.
Mas, espere um pouco. Deformidades em geral (desde deficiências físicas à perda de membros), acne, verrugas e excesso de peso não são características comuns em nossa sociedade?
A verdade é que desde pequenos, nos é ensinado que ser magro e belo é o que deveria ser caracterizado como correto, enquanto todo o resto, como os próprios contos dizem, são uma mancha do mal e que sempre continuarão miseráveis por não seguirem o tal padrão.
Eis que eu pergunto: Na vida real, quantas pessoas você conhece que seguem os padrões de "princesa Disney"? Basta olhar para o lado que podemos perceber que o que é retratado como o mal nos desenhos, na verdade é extremamente comum no mundo inteiro.
Esse tipo de animação ensina às crianças que elas precisam seguir estritamente o padrão de beleza de princesa que eles retratam ali, e tudo o que foge àquilo é sinônimo de fracasso. Com isso, vemos por aí vários homens e mulheres morrendo de anorexia e bulimia por tentarem atingir o dito "corpo perfeito", outros sofrendo de depressão, cometendo suicídio...
Será que as animações infantis realmente deveriam se focar em beleza? Claro que não, a infância é uma fase extremamente delicada, é quando um indivíduo está começando a entender o que é a vida de fato e aprendendo a vivê-la.
Onde a sociedade irá parar se nossas crianças continuarem a crescer com esse tipo de regra absoluta que é tão comumente divulgada e aceitada pelos outros?"
O texto é de uma amiga minha Yuma Ashihara espero que tenham gostado.
Marcadores:
Opinião
Assinar:
Postar comentários (Atom)







Concordo,mas vc há de convir que isso tem mudado muito,a Disney tem permitido que esses padroes sejam questionados em suas novas produções. Todos citam Shrek como o maior exemplo porém tem outras grandes produções que tem mostrados isso ao longo dos ultimos anos.Em branca de neve e o caçador e Espelho,espelho meu, as Evill Queens são magníficas. A Lady Tremaine do recem lançado Cinderela também está belissima.E por gostar tanto não poderia deixar de falar em Once Upon a Time,série da ABC que precisa da autorizaçso constante da disney para o desenrolar do seu show.Lá todas as vilãs são belíssimas tanto quanto as princesas,eles fazem questão de deixar claro que espinhas,verigas e outras deformidas não são sinais externos da maldade que se tem por dentro.A Disney tem mudado muito,hj temos a princesa Tiana que é negra.A Merida que é cacheada, creio que as nossas meninas vão poder amar os contos de fadas ainda mais que a nossa geração, pois a cada dia se parece mais conosco.
ResponderExcluiramigaabafao.blogspot.com.br
Verdade o problema mesmo e por causa da geração minha e sua q cresceu mais oprimida q hj em dia
Excluir